segunda-feira, 3 de março de 2008

O meu equipamento de Spinning Médio/Ligeiro.

No início, à alguns anos atrás e depois de algumas voltas e leituras (muitas) por sitios da web, franceses sobretudo, decidi-me por querer experimentar esta modalidade de pesca, o Spinning de Mar, e assim comprei o meu primeiro conjunto de Spinning (se assim posso dizer) foi um conjunto da Mitchell. A cana, uma Mitchell Vairon 300X, de 3 metros e com um Casting Power de 8 a 25 gr, o carreto Mitchell Ideal 4000 (8 rolamentos; anti-retrocesso instantâneo;...) e algumas amostras avulso, sobretudo de rio, pois de mar havia muito pouco.

Até aqui tudo bem, mas não era muito habitual ver pescadores "armados" com estes equipamentos e estes "peixes de plástico", e lá tive de ouvir e engolir umas quantas bocas do pessoal amigo por estar a inventar com "aquele caniço e aquele carretito para o mar", mas enfim lá me enchi de brio e fui tentar demonstrar-lhes o contrário. No fim lá diz o ditado: "quem ri por último ri melhor", e foi o que aconteceu.
Tive umas valentes grades no início. Mas depois de alguma habituação com as amostras que tinha, e de outras que entretanto mandei vir, lá consegui tirar o meu primeiro robalo, e foi logo à superfície. Que alegria, a cana toda dobrada, o fio a sair sem parar, o peixe com cabeçadas que nunca mais paravam..., era um Robalo de quase 3 kg. Nunca o esquecerei. Como não esquecerei aquele sábado de manhã em que dei com eles numa praia e tirei 5 belos Robalos, mesmo nas barbas deles. Enfim, hoje são aos milhares os spinnistas neste País. Ainda hoje, no Verão, uma ou duas vezes lá passeio e exercito o meu querido conjunto Mitchell, ele merece-o...
Das minhas canas para Spinning fazem parte a SpeedMaster de 3.00 metros, 20-50gr de acção, que já me deu imensas alegrias.
Mas habitualmente pesco muito mais com duas autênticas jóias do spinning (para mim, como é evidente), falo da Sakura Shukan, e sobretudo da Tenryu Ultimate One Evolution de 2,90m, 15-42 gr de acção e 192 gr de peso. Uma cana espectacular.
A Ultimate One Evolution é uma cana extremamente bem conseguida para o Spinning.
Tem ligeireza, nervo e robustez, possui uma acção de ponta bem marcada, o que transmite imediatamente à amostra a mais súbtil acção de ponteira e nos permite assim, melhor controlar e trabalhar a amostra artificial.
Possui também uma excelente reserva de potência no seu blank que permite trabalhar qualquer bom Robalo, e "senti-lo" totalmente, transmitindo-nos assim as mais espetaculares sensações. É realmente um prazer pescar com estas canas.
Espero para breve a Dragon Express Evolution, por troca com a Red Dragon Express também da Tenryu para um Spinning mais Médio/Pesado.

Os carretos que utilizo normalmente são o Stradic 2500FB e o Twinpower 4000FB.
Excelentes carretos para Spinning de mar, sobretudo o TwinPower pela sua fiabilidade e robustez.
A opinião que me permito dar, é que é preferível adquirir equipamento de qualidade. O barato normalmente sai mais caro.
O spinning de mar exige muito do nosso equipamento e de nosso próprio corpo, não duvidem. Depois de fazermos umas centenas de lançamentos, de recuperações e animações com as amostras artificiais, se o conjunto não for equilibrado e de qualidade, as nossas costas e os nossos músculos avisam-nos nos dias seguintes. Por isso...

http://pescacomamostras.com/forum/Boas pescarias para todos :).




2 comentários:

Paulo Nabais disse...

Olá Paulo,
de momento só tenho uma cana de spining, a Speedmaster game type 25-125 g. Brevemente gostava de adquirir uma segunda cana, com uma gramagem mais baixa. A Tenryu parece-me uma boa opção, mas não sei onde a posso apreciar. Pode-me dar algumas indicações. Obrigado.

Paulo Machado disse...

Olá Paulo,
Infelizmente eu não conheço quem as venda em Portugal.
Pode tentar aqui:
http://www.despoissonssigrands.com/menu.asp?lien=54
A Tenryu ultimate one é uma cana fantástica. Leve, nervosa e potente. A PowerMaster 96M excelente, e outras que saíram recentemente. Canas de Topo.
Tem muito por onde escolher. Se comprar Tenryu compra muito bem.
Boas Pescarias ;)